ENTREVISTA COM SALOMÉ CAETANO ALVES

LITORAL MAGAZINE

04_entrevista_col_portugues_001

Colégio Português

Primeiro da região nos rankings nacionais

Entrevista com Salomé Caetano Alves, diretora administrativa do Colégio Português, onde apoia as áreas comercial e de comunicação e marketing.

O Colégio Português é uma Instituição de Ensino privada que foi criada em 1996.

Quase a completar duas décadas, como vê a evolução do Colégio?

SCA: Em 1996 o Colégio Português inaugurou-se apenas com o pré-escolar e ATL, confinado ao espaço original da quinta. Ao longo destes 19 anos a estrutura física preparou-se para receber  ano após ano as valências do 1º, 2º e 3º ciclos. Um desafio que tem vindo a afirmar a sua qualidade em termos de projeto educativo, oferta aos pais de um serviço completo e adequado com atividades complementares e extracurriculares. O Colégio desempenha um papel fundamental na educação e simplifica o dia-a-dia aos pais.

A Salomé acompanhou esta evolução e crescimento do Colégio de que forma?

SCA: De uma forma muito especial uma vez que cresci em simultâneo com o Colégio. Em 1996 frequentando o 1º ano do 1º Ciclo numa escola pública inaugurei o serviço de ATL do Colégio Português. Em 1997 inaugurei o 1º ciclo e a minha turma foi sempre a pioneira até 2005. Os meus primeiros conhecimentos, emoções, “paixões” passaram dentro daquelas quatro paredes e hoje é muito interessante poder voltar ao sítio onde cresci e à instituição à qual devo muito do que sou.

Qual o seu papel atualmente no Colégio Português?

SCA: Desempenho funções de diretora administrativa e executo as tarefas de gestão administrativa, comercial, comunicação e marketing.

No Ranking Nacional elaborado pelo Jornal Expresso o Colégio Português foi considerado, no Concelho de Aveiro, a escola com melhor média do 4º ano e no 9º ano foi ainda considerada a escola com a segunda melhor média a nível Nacional. Como foram recebidos estes resultados pelo Colégio Português?

SCA: Foram recebidos com uma enorme satisfação por toda a comunidade educativa que trabalha todos os dias para desenvolver as capacidades cognitivas e o talento dos seus alunos. É a segunda vez que o Colégio Português fica no Top Ten Nacional, nas classificações dos exames nacionais do 9º ano a primeira foi em 2010. Nos últimos anos o 4º e 6º ano também já se destacaram a nível do concelho de Aveiro e até do distrito, mas admito que no que diz respeito a resultados de avaliações nacionais  foi o momento mais alto da história do Colégio Português. Foi um enorme orgulho e honra ter apenas uma instituição a nível nacional que nos superou.

O que distingue o Colégio Português do restante ensino privado?

SCA: A nossa Instituição é a única privada no concelho de Aveiro, a única que não recebe um euro do Estado. As nossas receitas são exclusivamente das famílias que investem na educação dos seus filhos e netos.

O que diria a um Encarregado de Educação que está em dúvida entre optar pelo ensino público ou pelo Colégio Português?

SCA: Mais do que a distinção entre o ensino privado e o público é a relevância do seu projeto educativo, a excelência dos seus colaboradores, a exigência com os seus alunos quer a nível de resultados quer a nível de comportamentos. O Colégio Português proporciona os alicerces para o futuro dos seus educandos.

Quais os valores que o Colégio Português imprime no dia-a-dia dos seus alunos?

SCA: “A educação portuguesa para a universalidade de Comportamentos. ”Afirmamo-nos como educadores que reconhecem em qualquer criança o seu valor e dignidade. Defendemos uma educação que rejeita qualquer tipo de discriminação, defendemos uma educação que valoriza a diferença, e que tem como objetivo a aprendizagem através das diferenças. Afirmamo-nos educadores numa sociedade que se quer pluralista e democrática, defendemos a preservação da Natureza no respeito pelas gerações futuras.

Fomentamos a defesa do nosso património histórico e cultural como herança. Queremos partilhar com as nossas crianças o compromisso sério de as educar para a Paz, para a não violência. Tudo faremos que as nossas crianças desenvolvam um processo formativo que as conduza ao desenvolvimento de uma vocação/aptidão tendente ao exercício de uma profissão. Queremos despertar nas crianças o desejo de procurar o bem para si e para os outros através de um agir crítico e criterioso.

A grande preocupação que temos é a formação integral dos nossos alunos procurando ajudar a desenvolver o talento individual e a construir cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.

Uma instituição de ensino é muito mais do que 4 paredes. Vê a equipa como o fator de sucesso no Colégio Português?

SCA: O resultado de uma equipa de trabalho competente e preparada que pauta todo o seu trabalho pela exigência e pelo rigor. Uma equipa que oferece um acompanhamento personalizado e individualizado em cada momento, a cada aluno. Uma das grandes preocupações da equipa do Colégio Português é criar um ambiente familiar onde todos se respeitam e onde todos se preocupam.

Estamos no início de 2015, mas sabemos que já se preparam para o próximo ano letivo. Quais as perspetivas para 2015/2016?

SCA: Continuar a ser uma referência no ensino básico não só a nível local mas também nacional. Esta nossa preocupação inicia-se com as crianças a partir de um ano de idade em que todo o trabalho individualizado que realizamos tem continuidade no pré-escolar e é uma mais valia e um elemento diferenciador para a construção do futuro.

04_entrevista_col_portugues_004

04_entrevista_col_portugues_002