1º CICLO

DIFERENCIAÇÃO E O RESPEITO
PELOS DIVERSOS RITMOS DE APRENDIZAGEM

No 1.º Ciclo a diferenciação e o respeito pelos diversos ritmos de aprendizagem são uma constante preocupação da equipa jovem e dinâmica que acompanha diariamente cada aluno.

Cada criança é um caso e por isso, os alunos do 1.º Ciclo estão repartidos por quatro turmas, acompanhados pelo respectivo professor (titular da turma) e por professores cooperantes especializados nas áreas da Expressões: Plástica e Dramática, Físico-motora, Educação e Expressão Musical e Inglês.

A escola é encarada como um lugar privilegiado onde, para além do ensino, acontecem partilhas de vivências, de angústias, de sonhos e onde são valorizados o respeito pelo outro e pelo meio, a iniciativa e a criatividade.

A sala de estudo (onde se realizam os trabalhos de casa com acompanhamento dos respectivos professores), as saídas realizadas ao longo do ano (complemento fundamental à teoria), o Inglês (língua estrangeira), a natação, a aprendizagem de um instrumento (piano, guitarra), são atividades de enriquecimento que permitem um melhor crescimento pessoal e social.

O hino do Colégio refere que “ser criança é ter quem nos dê a mão”. É neste sentido que os professores do 1º Ciclo agem, levando cada criança ao rumo certo, ultrapassando obstáculos, atingindo metas e vencendo dificuldades.

O dia a dia é um livro que se vai escrevendo, não com tinta mas sim com os sorrisos dos nossos alunos.

Cada ideia é uma frase, cada olhar uma vírgula, cada gesto um parêntesis, cada dia um capítulo, cada ano um volume. A pouco e pouco a biblioteca vai crescendo e jamais estará completa, tal como o mundo das crianças não tem limites.

O Plano Educativo, no ensino básico, oferece fundadas bases académicas, colocando ênfase não só na aprendizagem da língua portuguesa e da matemática, mas também do inglês, das ciências, das tecnologias de informação e comunicação, das artes, das atividades físicas e desportivas e da formação para a cidadania

ATIVIDADES

No Colégio Português as atividades estão repartidas por dois grupos distintos. As atividades complementares, onde as crianças poderão participar livremente sem qualquer acréscimo de custo acrescido, e as atividades extracurriculares em que é necessária uma prévia inscrição.

As atividades extracurriculares mantêm uma ligação direta no complemento e enriquecimento curricular promovendo um maior desenvolvimento intelectual, físico, artístico, cultural e cívico.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Clubes e Ateliers, onde a escola oferece a possibilidade aos seus alunos de frequentarem atividades.
Sala de Estudo, do 1.º ao 4.º ano, na sala de estudo está sempre o professor titular de turma. É aqui que realizam, por exemplo, para o dia seguinte, os trabalhos de casa e consolidam as matérias lecionadas.
Tuna do Colégio Português, onde um grupo de crianças se une em prol de uma atividade musical académica de grande relevância para o desenvolvimento humano e social.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARESS

Guitarra Clássica, Piano, Mandarim, Natação, Oficina das Artes, Oficina dos Bonecos de Esponja e Xadrez (Núcleo Federado).

TABELA DE PREÇOS 2017/2018

1.º CICLO

SERVIÇOS OBRIGATÓRIOS

DESIGNAÇÃO
VALOR ANUIDADE
VALOR MENSAL
VALOR DIA
1 – Processo de Matrícula
2- Inscrição Anual***
3- Renovação de Matrícula*
4- Propina de Frequência **
299€ (x12 prestações)
Anuidade (processo de matrícula+propina de frequência+seguro)
Anuidade (processo de matrícula+propina de frequência+seguro)

SERVIÇOS FACULTATIVOS

DESIGNAÇÃO
VALOR ANUIDADE
VALOR MENSAL
VALOR DIA
Transporte Centro (1 viagem por dia)
Transporte Centro (2 viagens por dia)
Transporte Gafanha Nazaré/Barra/Íhavo (1 viagem por dia)
Transporte Gafanha Nazaré/Barra/Íhavo (2 viagens por dia)

Desconto para irmãos:

10% (2 irmãos) – anual
25% (3 ou mais irmãos) – anual

* A mensalidade inclui: Expressões: Plástica e Dramática, Físico-motora, Educação e Expressão Musical e Inglês.

Atividades Complementares: Apoio ao Estudo, Sala de Estudo, Tuna e Ateliers.

** Valor a pagar no momento da primeira inscrição na Instituição.
*** Apenas para os alunos que pretendam transferir-se para outra escola.

TABELA DE PREÇOS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2016/2017

SERVIÇOS FACULTATIVOS

PIANO

GUITARRA CLÁSSICA

XADREZ

NATAÇÃO

CLUBE DE XADREZ

OFICINA DE ARTES

OFICINA DE BONECOS DE ESPONJA

FESTAS DE ANIVERSÁRIO

MEDIANTE ORÇAMENTO

GUITARRA ELÉTRICA

GUITARRA POP-ROCK

BABYSITTING NOTURNO

DIÁRIO

TODAS AS ATIVIDADES ESTÃO SUJEITAS A UM NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS.

Tabela de Preços Atividades Extracurriculares

UNIFORMES

1º CICLO

De acordo com o Artigo 36 do Regulamento Interno do Colégio Português, relembra-se que o uso do Uniforme é obrigatório (excepto na Creche).

O uniforme de menina do Colégio Português é constituído por:

• Parka impermeável azul escura do Colégio Português;
  • Chapéu vermelho do Colégio Português;
  • Bibe do Colégio Português;
  • Vestido ou saia do Colégio Português;
  • Camisa azul clara do Colégio Português;
  • Casaco de malha azul escuro do Colégio Português;
  • Meias e sapatos azuis escuros;
  • Fato de treino e t-shirt do Colégio Português;

O uniforme de menino do Colégio Português é constituído por:

• Parka impermeável azul escura do Colégio Português;
  • Boné azul escuro do Colégio Português;