2.º CICLO

A EDUCAÇÃO É TUDO

No 2º Ciclo a educação é tudo…

Como todos sabemos, o papel da escola é formar cidadãos e dar aos alunos os conhecimentos que eles necessitam para viver, trabalhar e serem felizes, neste mundo em constante evolução. Como educadores devemos orientá-los para a vida e ensinar-lhes que a vida é feita de mudanças fáceis de entender mas, por vezes, difíceis de cumprir.

O 2º Ciclo é, nesta instituição, uma prioridade que se completa no ciclo seguinte, isto é, define-se agora como meta o início de um trabalho mais crítico que será aprofundado depois, no nível seguinte.

Procuramos mostrar a estes alunos a importância de cada indivíduo e o seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes dos seus direitos e dos seus deveres. Assim, nesta fase de mudança, aproveitamos para os ajudar (de acordo com o nosso educativo e seguindo o curricular) a compreender as várias entidades que os vão guiar, ao longo de toda a sua vida de estudantes. Desde o Funcionário ao Diretor todos contribuirão para que a sua estadia na escola seja feliz e rica, por isso esta etapa é de facto fundamental, devendo ser gradual e participada por todos os envolvidos neste processo de Educação.

Consideramos que devemos dividir responsabilidades com a família do aluno, por isso, no 2º Ciclo construímos atividades partilhadas e favorecemos métodos de ensino/aprendizagem que os ajudem a assimilar a mudança de hábitos, requisitos e personalidades. Esta articulação entre a escola e a vivência dos alunos é realmente necessária, pois o professor precisa de conhecer os seus alunos para ter em conta as histórias de vida de cada um e, desta maneira, estar mais próximo deles.

Agora não é um só professor com uma turma, mas vários professores, várias formas de ser e diferentes atitudes a observar. O nosso esforço é contínuo, portanto pretendemos construir estudos estimulantes, enriquecedores e adequados às experiências de vida de cada um, para podermos crescer em qualidade e competência.

O nosso papel é assim de grande responsabilidade. O processo educativo exige uma profunda reflexão e uma grande disponibilidade de todos os intervenientes. O 2º Ciclo pode contar connosco neste caminho de mudança e adaptação.

O Plano Educativo, no ensino básico, oferece fundadas bases académicas, colocando ênfase não só na aprendizagem da língua portuguesa e da matemática, mas também do inglês, das ciências, das tecnologias de informação e comunicação, das artes, das atividades físicas e desportivas e da formação para a cidadania.

ATIVIDADES

No Colégio Português as atividades estão repartidas por dois grupos distintos. As atividades complementares, onde os alunos poderão participar livremente sem qualquer acréscimo de custo acrescido, e as atividades extracurriculares em que é necessária uma prévia inscrição.

As atividades extracurriculares mantêm uma ligação direta no complemento e enriquecimento curricular promovendo um maior desenvolvimento intelectual, físico, artístico, cultural e cívico.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Apoio ao Estudo e Sala de Estudo, é prestado sempre com a presença de um docente, em espaço próprio. É aqui que realizam, por exemplo, para o dia seguinte, os trabalhos de casa e consolidam as matérias lecionadas.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARESS

Guitarra Clássica, Piano, Mandarim, Oficina das Artes e Oficina dos Bonecos de Esponja e Xadrez (Núcleo Federado).

TABELA DE PREÇOS 2017/2018

2.º CICLO

SERVIÇOS OBRIGATÓRIOS

DESIGNAÇÃO
VALOR ANUIDADE
VALOR MENSAL
VALOR DIA
1 – Processo de Matrícula
2- Inscrição Anual***
3- Renovação de Matrícula*
4- Propina de Frequência **
299€ (x12 prestações)
Anuidade (processo de matrícula+propina de frequência+seguro)
Novos Alunos
Anuidade (processo de matrícula+propina de frequência+seguro)

SERVIÇOS FACULTATIVOS

DESIGNAÇÃO
VALOR ANUIDADE
VALOR MENSAL
VALOR DIA
Transporte Centro (1 viagem por dia)
Transporte Centro (2 viagens por dia)
Transporte Gafanha Nazaré/Barra/Íhavo (1 viagem por dia)
Transporte Gafanha Nazaré/Barra/Íhavo (2 viagem por dia)

Desconto para irmãos:

10% (2 irmãos) – anual
25% (3 ou mais irmãos) – anual

* A mensalidade inclui as atividades complementares: Apoio ao Estudo e Sala de Estudo.

** Valor a pagar no momento da primeira inscrição na Instituição.

*** Apenas para os alunos que pretendam transferir-se para outra escola.

TABELA DE PREÇOS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2016/2017

SERVIÇOS FACULTATIVOS

PIANO

GUITARRA CLÁSSICA

XADREZ

OFICINA DE ARTES

FESTAS DE ANIVERSÁRIO

MEDIANTE ORÇAMENTO

BABYSITTING NOTURNO

DIÁRIO

CLUBE DE XADREZ

GUITARRA ELÉTRICA

GUITARRA POP-ROCK

OFICINA BONECOS DE ESPONJA

MENSAL

TODAS AS ATIVIDADES ESTÃO SUJEITAS A UM NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS.

Tabela de Preços Atividades Extracurriculares

UNIFORMES

2º CICLO

De acordo com o Artigo 36 do Regulamento Interno do Colégio Português, relembra-se que o uso do Uniforme é obrigatório (excepto na Creche).

O uniforme de menina do Colégio Português é constituído por:

• Parka impermeável azul escura do Colégio Português;
  • Chapéu vermelho do Colégio Português;
  • Bibe do Colégio Português;
  • Saia ou calças do Colégio Português;
  • Camisa azul clara do Colégio Português;
  • Casaco de malha azul escuro do Colégio Português;
  • Meias e sapatos szuis escuros;
  • Fato de treino e t-shirt do Colégio Português;

O uniforme de menino do Colégio Português é constituído por:

• Parka impermeável azul escura do Colégio Português;
  • Boné azul escuro do Colégio Português;