No 3º Ciclo a confiança cresce, personalizam-se as opções e cria-se um carácter, que precisa de ser moldado com competências e valores.
O processo educativo é eminentemente pedagógico e social e deve ser assumido por toda a comunidade educativa com vista ao seu sucesso supremo – formar cidadãos portadores de competências essenciais e estruturantes abrangendo todas as vertentes do desenvolvimento humano. Cumpre, por isso, ao Colégio encorajar os educadores para uma intervenção de sucesso e perspectivar a optimização do ato educativo num caminho de mudança, realização pessoal e competência.
Assim sendo, é no âmbito da autonomia do Colégio que o desenho curricular surge como forma de articulação entre as possibilidades de oferta e as carências observadas. Esta Instituição oferece uma multiplicidade de oportunidades, no sentido de se diversificar a oferta educativa e de a aproximar das expectativas da comunidade que a procura.
O 3º Ciclo está a crescer! Depois de alcançado o nono lugar no Ranking das melhores escolas do país, mostra que a diferença está nas pessoas e nos objetivos delineados ao longo dos anos.
O Colégio rentabiliza ao máximo as infraestruturas que detém e esforça-se, simultaneamente, para oferecer a diferença àqueles que procuram o melhor. As Tecnologias de Informação e Comunicação, as Atividades de Enriquecimento do Currículo, a diversificação de projetos e atividades, favorecem a transdisciplinaridade que se pretende neste contexto escolar. A dimensão humana do trabalho, da educação para a cidadania e a valorização da Língua Portuguesa e da Matemática são a preocupação constante dos docentes e colaboradores desta casa. A articulação de saberes das diversas áreas curriculares para a consecução de projetos, a aquisição de métodos de trabalho e de estudo, o desenvolvimento da consciência cívica e o domínio da língua materna são competências em constante desenvolvimento e atualização, que contribuirão para a formação de cidadãos responsáveis, críticos, intervenientes e empenhados.
Estes princípios, exigem a mobilização de toda a Comunidade Escolar, nela incluindo a Direção, os Docentes, os Discentes, os Funcionários, os Pais e Encarregados de Educação e a Comunidade envolvente. Todos nós procuramos criar situações que proporcionem aos alunos experiências que favoreçam a sua maturidade cívica e sócio-afetiva, criando neles atitudes e hábitos positivos de relação, cooperação e respeito pelo outro. O 3º Ciclo é o momento ideal, para proporcionar situações que conduzam os alunos a refletir e questionar a sua atuação, em determinado momento. A dinamização atividades que permitam o desenvolvimento cultural dos alunos e a implementação estratégias de ensino conducentes a aprendizagens significativas que valorizem a teoria e a prática, são metas definidas pelos Conselhos de Turma e Grupos Disciplinares.
Tudo isto surge ano após ano e momento após momento. Todos os dias surgem novas oportunidades, novos desafios e novos problemas que precisam de uma resposta firme e objectiva, criando no aluno a segurança que ainda não possui. O 3º Ciclo abre novos horizontes, cria novas necessidades e rompe com velhos tabus. Vamos continuar a trabalhar para responder aos novos desafios que se avizinham e a uma sociedade cada vez mais exigente e mais carente.
O Plano Educativo, no ensino básico, oferece fundadas bases académicas, colocando ênfase não só na aprendizagem da língua portuguesa e da matemática, mas também do inglês, das ciências, das tecnologias de informação e comunicação, das artes, das atividades físicas e desportivas e da formação para a cidadania.